Fortes chuvas no Japão aumenta o risco de desastres
Uma frente estacionária tem trazido chuvas esporádicas e fortes para áreas ao longo da costa do Pacífico do oeste e leste do Japão.
Algumas áreas na região de Kyushu, no sudoeste do Japão, receberam mais da metade de suas chuvas anuais em uma semana. Autoridades meteorológicas dizem que um pouco mais de chuva poderia aumentar drasticamente o risco de desastre.
Eles estão alertando sobre possíveis deslizamentos de terra e inundações, e estão aconselhando os residentes a permanecerem em locais seguros.
A Agência Meteorológica disse que nuvens de chuva altamente desenvolvidas estão passando sobre a costa do Pacífico no sul de Kyushu e na região de Tokai, porque o fluxo de ar úmido em direção a uma frente de chuva perto do Japão está se intensificando novamente.
Na quarta-feira (18) de manhã das 5 às 6 horas, 59 milímetros de chuva intensa caíram na cidade de Aso, na Prefeitura de Kumamoto. A cidade de Mihara na Província de Hiroshima recebeu 51 milímetros, e a cidade de Okazaki na Província de Aichi teve 50 milímetros no mesmo período. Na cidade de Makurazaki, Prefeitura de Kagoshima, houve uma precipitação recorde de 495 milímetros nas últimas 48 horas.
Desde que a chuva começou há uma semana, Unzendake na Província de Nagasaki recebeu mais de 1.230 milímetros de chuva a até 9 horas da manhã de quarta-feira (18). No mesmo período, a cidade de Ureshino na Província de Saga observou 1.171 milímetros, e a cidade de Hiroshima recebeu quase 550 milímetros.
As autoridades meteorológicas estão alertando para o alto risco de deslizamentos de terra nas províncias de Kumamoto, Kagoshima, Ehime, Hiroshima, Okayama, Tokushima, Aichi, Gifu, Shizuoka, Yamanashi e Nagano, uma vez que elas receberam uma grande quantidade de chuva.
Foram emitidos alertas de deslizamento de terra em algumas áreas.
Vários rios atingiram níveis de alerta na Província de Hiroshima.
As autoridades meteorológicas esperam mais chuvas por causa de uma entrada de ar quente e úmido no sistema de baixa pressão que se move ao longo do oeste do Mar do Japão, e uma desestabilização das condições atmosféricas devido a uma sobrecarga de massa de ar frio.
Dizem que chuvas extremamente fortes, de mais de 50 milímetros por hora, podem cair em áreas amplas no oeste e leste do Japão. Eles acrescentam que fortes tempestades podem atingir o norte do país.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am