Forças de Auto-Defesa do Japão realizam exercícios militares com grupo de ataque de porta-aviões do Reino Unido
As Forças de Autodefesa do Japão, ou Self-Defense Forces – SDF, realizaram um exercício conjunto no Pacífico com um grupo de ataque de liderado pelo porta-aviões britânico de última geração, o HMS Queen Elizabeth.
O grupo, acompanhado por um contratorpedeiro americano e uma fragata holandesa, estão sendo destacados nos oceanos Índico e Pacífico desde maio.
As forças de autodefesa terrestre, marítima e aérea realizaram o exercício com o grupo ao sul de Okinawa na terça-feira (24). A simulação foi apresentada à mídia.
Os caças F-35 americanos e britânicos decolaram da pista do porta-aviões rainha Elizabeth, um após o outro.
Mais tarde, helicópteros britânicos e aviões de transporte US Osprey pousaram no contratorpedeiro japonês Ise, no que é chamado de treinamento cross-deck.
O governo britânico enfatizou seu compromisso com a região Indo-Pacífico em um relatório divulgado em março sobre sua revisão das políticas de segurança nacional e externa para a próxima década.
O exercício conjunto teve como objetivo ressaltar a parceria multilateral, tendo em mente a crescente presença da China nos mares do Leste e do Sul da China.
O Contra-Almirante, Konno Yasushige, da Força de Auto-Defesa, expressou a esperança de que o exercício fortaleceria ainda mais sua parceria para realizar um Indo-Pacífico livre e aberto.
O porta-aviões Rainha Elizabeth está programada para aportar na Base Yokosuka da Marinha dos EUA no Japão no próximo mês.
- Filme japonês vence Leopardo de Ouro em Locarno - 17 de agosto de 2025 8:57 am
- Trump defende “paz pela força” em mensagem histórica - 17 de agosto de 2025 8:51 am
- Japão enfrenta forte calor com alerta de insolação - 17 de agosto de 2025 8:27 am