Exportações japonesas crescem pelo quinto mês consecutivo em julho
As exportações do Japão, em julho, cresceram 37% em relação ao ano anterior, pelo quinto mês consecutivo de aumento ano a ano.
O Ministério da Fazenda disse nesta quarta-feira (18) que as exportações durante o período foram de cerca de 67 bilhões de dólares.
Um salto no crescimento anual reflete, em parte, o fato de que as exportações um ano antes foram atingidas pela pandemia do coronavírus chinês. Mas o número do mês passado também superou as exportações pré-pandêmicas de julho de 2019 em 10,7% e marcou o segundo maior para julho desde que estatísticas comparáveis se tornaram disponíveis em 1979.
O crescimento foi liderado pelas exportações robustas de automóveis para os Estados Unidos e produtos de ferro e aço usados como materiais de construção para a Coréia do Sul.
As importações do mês passado subiram 28,5% em relação ao ano anterior para cerca de 63 bilhões de dólares em valor, marcando um sexto mês consecutivo de crescimento.
Os preços do petróleo bruto mais que dobraram em relação ao ano anterior, liderando o crescimento das importações em valor. As importações de medicamentos, incluindo vacinas contra o coronavírus chinês, também cresceram quase 40% em relação ao mesmo período do ano passado.
O excedente do comércio de mercadorias foi de cerca de 4 bilhões de dólares, garantindo superavit pelo segundo mês consecutivo.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am