EUA prendem dupla de Myanmar por conspiração para matar embaixador
Os Estados Unidos informam que dois cidadãos de Myanmar foram presos em Nova York por, supostamente, conspirarem para ferir ou matar o embaixador da nação do sudeste asiático nas Nações Unidas.
A Procuradoria dos Estados Unidos e o Bureau Federal de Investigação anunciaram nesta sexta-feira (6) as prisões dos dois homens que vivem em Nova York. Um tem 20 anos de idade e o outro 28.
As autoridades disseram que por volta de fevereiro um dos homens se comunicou com um traficante na Tailândia que vende armas para os militares de Myanmar.
No decorrer de suas conversas, os dois concordaram em um plano para contratar agressores para ferir o embaixador Kyaw Moe Tun, numa tentativa de forçá-lo a renunciar ao seu posto.
Os dois concordaram que se o embaixador não renunciasse, os agressores o matariam.
Os investigadores americanos tomaram conhecimento da trama através dos registros telefônicos e confirmaram a transferência de dinheiro do traficante de armas para o suspeito.
As autoridades dizem que os dois já foram indiciados.
O embaixador da ONU foi demitido pelos militares de Myanmar em fevereiro, depois de tê-los criticado por tomarem o poder em um golpe.
Mas o embaixador permaneceu em seu posto desafiando a junta militar, apelando ao apoio da comunidade internacional.
- Japão registra julho mais quente desde 1898 - 2 de agosto de 2025 6:15 am
- Ucrânia aprova lei que garante independência anticorrupção - 2 de agosto de 2025 5:14 am
- LATAM LA603 retorna a LAX (Los Angeles) após suspeita de falha técnica - 2 de agosto de 2025 4:59 am