Dois atletas chineses são advertidos por usarem broche de Mao
O Comitê Olímpico Internacional – COI, informa ter emitido uma advertência a duas ciclistas chinesas medalhistas que usaram broches do antigo ditador do país, Mao Tse Tung.
As duas atletas ganharam o ouro no sprint feminino dos Jogos Olímpicos de Tóquio na segunda-feira (2). A dupla compareceu no pódio usando broche com uma imagem de Mao.
O COI organizou um painel disciplinar para entrevistar a equipe chinesa. Seu gesto foi considerado uma possível violação da Carta Olímpica, que proíbe declarações políticas.
A Carta diz que “nenhum tipo de manifestação ou propaganda política, religiosa ou racial é permitido em qualquer local olímpico, recinto ou outras áreas”.
O COI disse aos repórteres no sábado (7) que o caso agora estava encerrado, pois o lado chinês deu garantias de que não acontecerá novamente.
Mas o COI não mencionou se as atletas chineses violaram ou não a Carta Olímpica.
- Pavilhão Brasil emociona na Expo 2025 com arte viva e interativa - 31 de julho de 2025 8:48 am
- Japão encerra cerimônias anuais das Forças de Autodefesa - 31 de julho de 2025 8:03 am
- Victoria Tyler lança “Just Go” e emociona com “Sweet Surrender” - 31 de julho de 2025 6:28 am