Conferência do Oriente Médio discute a ameaça do ISIS
Líderes e ministros de nove nações do Oriente Médio e da França discutiram os esforços para eliminar a ameaça do grupo terrorista do Estado islâmico em uma conferência internacional sediada pelo Iraque.
A reunião sobre questões regionais foi realizada em Bagdá no sábado (28), dois dias depois de um atentado suicida na capital afegã, Cabul. Acredita-se que o ataque tenha sido conduzido por membros de uma afiliada regional de terroristas do Estado islâmico.
O presidente francês, Emmanuel Macron, disse que o grupo do Estado islâmico continua sendo uma ameaça e que os países não devem baixar a guarda.
Os participantes também concordaram em aumentar a cooperação para ajudar a reconstruir a economia do Iraque, onde muitas instalações de infra-estrutura foram destruídas na luta contra os terroristas do Estado islâmico.
Espera-se que as tropas americanas estacionadas no Iraque terminem sua missão de combate até o final do ano. As forças têm estado em operações para reutralizar os terroristas do Estado islâmico.
Entre os participantes estavam ministros das relações exteriores da Arábia Saudita e do Irã, que cortaram suas relações diplomáticas há cinco anos.
O Iraque, país anfitrião, aparentemente está tentando aumentar sua presença na região, convidando as partes contrárias e encorajando-as a melhorar os laços.
- Paquistão e EUA firmam acordo para reduzir tarifas - 1 de agosto de 2025 5:38 am
- Líder pró-democracia de Macao é preso sob lei de segurança - 1 de agosto de 2025 5:30 am
- Exposição celebra 150 anos de laços no beisebol entre Japão-EUA - 1 de agosto de 2025 5:22 am