Chuvas recordes atingem partes de Nagasaki e Kumamoto
Chuva recorde atingiu as prefeituras de Nagasaki e Kumamoto no sudoeste do Japão. A Agência Meteorológica do país está incitando as pessoas a permanecerem vigilantes para a possibilidade de deslizamentos de terra e enchentes.
As chuvas, no período de 48 horas até as 3 da manhã desta sexta-feira (13) chegaram a 641,5 milímetros no Monte Unzen, na província de Nagasaki, 487,5 milímetros na cidade de Shimabara, na província de Nagasaki, e 444 milímetros na cidade de Amakusa, na província de Kumamoto. Estes valores são todos registros de 48 horas para as áreas.
A precipitação para o período de uma hora até as 3 da manhã desta sexta-feira (13) subiu para 52,5 milímetros na cidade de Nagasaki, na província de Nagasaki.
Alertas de deslizamento de terra estão em vigor nas províncias de Fukuoka, Nagasaki, Saga, Oita, Kumamoto e Kagoshima, na região sudoeste de Kyushu, assim como em Toyama, Ishikawa e Niigata na ilha principal do país, Honshu.
Alguns rios nas províncias de Fukuoka, Kumamoto, Nagasaki e Saga estão acima dos níveis de alerta de inundação.
A Agência Meteorológica diz que podem se formar faixas de nuvens de chuva ativas sobre Kyushu e a região oeste de Chugoku.
As tempestades podem continuar a atingir o oeste do Japão até sábado (14), com chances de chuvas fortes nas regiões leste e norte do país.
As chuvas durante 24 horas até sexta-feira (13) à noite podem chegar a 300 milímetros no norte de Kyushu; 250 milímetros no sul de Kyushu, Shikoku e Chugoku; 200 milímetros em Kinki, Tokai e Kanto-Koshin; e 120 milímetros em Hokuriku e Tohoku.
A precipitação para o período de 24 horas de sexta-feira à noite até sábado à noite pode atingir de 200 a 300 milímetros em Kyushu, Shikoku, Chugoku, Kinki, Tokai e Kanto-Koshin; de 100 a 200 milímetros em Hokuriku; e de 100 a 150 milímetros em Tohoku.
Espera-se que a frente de chuva permaneça sobre Honshu durante a próxima semana ou mais, abastecida por ar úmido. As áreas onde a chuva deixa passar podem ver chuvas adicionais.
As pessoas devem se abrigar em lugares seguros. Os moradores de áreas das quais pode ser perigoso evacuar devem se mudar para andares mais altos e ficar em quartos longe de inclinações.
As pessoas também são aconselhadas a estudar antecipadamente mapas de perigo locais para localizar locais de evacuação.
- Lawson criará 100 lojas como centros de resposta a desastres - 16 de outubro de 2025 7:52 am
- Agência Meteorológica do Japão falha em prever 30% das chuvas intensas em 2025 - 16 de outubro de 2025 7:42 am
- Stellantis investirá US$ 13 bi para ampliar produção nos EUA - 16 de outubro de 2025 6:31 am