Ícone do site Radio Shiga

China se opõe ao relatório dos EUA sobre as origens do coronavírus chinês

China se opõe ao relatório dos EUA sobre as origens do coronavírus chinês

A China se opôs ao relatório americano que descreve como “plausível” a teoria de que a infecção humana com o novo coronavírus chinês foi o resultado de um acidente de laboratório na cidade chinesa de Wuhan.

O Ministério das Relações Exteriores da China disse que o Ministro Wang Yi se opôs resolutamente ao relatório durante uma conversa telefônica com o Secretário de Estado americano, Antony Blinken, no domingo (29).

O ministério disse que Wang exortou os EUA a pararem de politizar o rastreamento das origens do COVID-19 e de exercer pressão sobre a Organização Mundial da Saúde – OMS.

Na terça-feira (24) passada, a China enviou um documento ao Diretor Geral da OMS Tedros Adhanom Ghebreyesus, pedindo investigações sobre teorias de que o vírus teve origem nos EUA.

A China alega que foram realizados estudos sobre o vírus na instalação de pesquisa do Exército dos EUA no estado de Maryland e na Universidade da Carolina do Norte.

O Escritório do Diretor de Inteligência Nacional dos EUA divulgou o resumo de uma revisão sobre as origens do vírus na sexta-feira (20). O relatório foi solicitado pelo Presidente Joe Biden.

O resumo diz que a comunidade de inteligência “continua dividida sobre a origem mais provável da COVID-19”. Mas diz: “Todas as agências avaliam que duas hipóteses são plausíveis: exposição natural a um animal infectado e um incidente associado a um laboratório”.

Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
Sair da versão mobile