China realiza exercícios aéreos e navais perto de Taiwan
Militares da China dizem ter realizado exercícios aéreos e navais perto de Taiwan, em resposta ao que chama de provocações dos Estados Unidos e Taiwan.
Os militares anunciaram que seu Comando do Teatro Oriental, cuja jurisdição cobre o Mar da China Oriental, enviou navios de guerra, aviões anti-submarinos e caças para o exercício no mar e no espaço aéreo sudoeste e sudeste de Taiwan na terça-feira (17).
O Coronel Shi Yi, porta-voz do Comando do Teatro de Operações do Exército, emitiu uma declaração dizendo: “Recentemente, Washington conspirou, frequentemente, com Taiwan, fazendo constantemente provocações”. Ele acrescentou que as ações “violaram gravemente a soberania da China”, e se tornaram “a maior fonte de risco de segurança no Estreito de Taiwan”.
Ele defendeu os exercícios como uma ação necessária para salvaguardar a soberania da China.
No início deste mês, a administração americana do Presidente Joe Biden endossou a venda de armas para Taiwan. O acordo tem um valor de cerca de 750 milhões de dólares.
Enquanto isso, o Ministério da Defesa de Taiwan anunciou que 11 aviões chineses, incluindo caças e aviões anti-submarinos, entraram em sua zona de identificação de defesa aérea sobre águas a sudoeste de Taiwan na terça-feira (17).
O ministério disse que alguns dos aviões sobrevoaram o Canal Bashi entre Taiwan e as Filipinas antes de retornar à China.
- “Monstros de neve” atraem turistas às montanhas de Zao - 14 de fevereiro de 2026 12:13 am
- Ucraniano é banido dos Jogos Olímpicos de Inverso por usar capacete com fotos de atletas mortos pela invasão russa e decisão do IOC gera revolta - 13 de fevereiro de 2026 9:56 pm
- Japão conquista dois bronzes no esqui e snowboard nos Jogos de Inverno na Itália - 13 de fevereiro de 2026 9:03 pm
















