Alerta de emergência para forte chuva Aviso de chuva de emergência passou para advertência
A Agência Meteorológica do Japão acaba de alterar seu alerta de emergência para chuvas forte para advertência, para as prefeituras de Saga, Nagasaki, Fukuoka e Hiroshima. Mas ainda está incitando as pessoas a permanecerem alertas para possíveis enchentes e deslizamentos de terra.
O oficial da agência, Kurora Ryuta, disse: “Não baixem a guarda ainda. Aconselhamos fortemente que sigam as advertências e instruções de seu governo local. Tomem todas as precauções possíveis para proteger suas vidas”.
A frente persistente trouxe chuva forte para o sudoeste. Algumas áreas receberam o triplo da média mensal de agosto desde que as chuvas começaram na quarta-feira (11). A forte chuva provocou enchentes e deslizamentos de terra em toda a região.
Um deslizamento de terra em Nagasaki arrasou duas casas na sexta-feira. A morte de uma mulher de 59 anos foi confirmada no sábado. Seu marido e sua filha continuam desaparecidos.
Também no sábado, as autoridades de Nagasaki encontraram os corpos de duas idosas em um canal de irrigação. Os bombeiros locais dizem que a água estava fluíndo rapidamente no canal quando os cadáveres foram descobertos. A polícia está investigando se as mortes das mulheres estão ligadas à forte chuva.
A Agência Meteorológica disse que uma faixa de nuvens de chuva despejou quantidades recordes de chuva nas prefeituras de Kyoto e Gifu.
Um rio em Gifu transbordou no sábado (14). E pode ter inundado uma área residencial próxima.
Um aviso de evacuação de nível 5 – o maior alerta possível – ainda está em vigor para mais de 1,8 milhões de pessoas nas prefeituras de Nagano, Gifu, Shimane, Hiroshima, Fukuoka, Saga e Nagasaki.
As autoridades meteorológicas dizem que o sistema de baixa pressão ao longo da frente de chuva, provavelmente, se moverá do oeste para o leste do Japão até a noite de domingo. Eles dizem que trará chuva forte para áreas mais amplas.
Os rios em Nagano, Chiba e Tóquio já subiram a níveis preocupantes.
As autoridades estão exortando as pessoas a exercerem extrema cautela. Eles advertem que desastres ainda podem ocorrer.
- Renúncia no Fed abre vaga para indicação de Trump - 3 de agosto de 2025 12:42 am
- Japão enfrenta onda de calor acima de 40°C pelo quarto dia consecultivo - 3 de agosto de 2025 12:27 am
- Quatro operários morrem ao cair em bueiro próximo a Tokyo - 3 de agosto de 2025 12:04 am