Alemanha envia navio de guerra em missão para a região Indo-Pacífico
A Alemanha está enviando um navio de guerra para a região Indo-Pacífico pela primeira vez em quase duas décadas. A iniciativa ocorre quando os líderes nos EUA, Grã-Bretanha e outros países ocidentais estão cada vez mais preocupados com a agressão da China no Mar do Sul da China.
A fragata Bayern deixou o porto com mais de 200 marinheiros a bordo. Sua missão vai durar até fevereiro de 2022.
A Ministra da Defesa alemã, Annegret Kramp-Karrenbauer, disse que a região indo-pacífico é importante para a Alemanha, e que essa ordem internacional baseada em regras deve ser mantida. Ela acrescentou que a Alemanha trabalhará com seus parceiros para garantir que as rotas marítimas sejam livremente navegáveis.
Autoridades alemãs dizem que o navio viajará somente por rotas comerciais comumente utilizadas. Ele fará escala em portos da Austrália, Japão, Vietnã e Coréia do Sul. Também ajudará a monitorar as sanções da ONU contra a Coréia do Norte.
A China é o parceiro comercial mais importante da Alemanha. A chanceler Angela Merkel fez várias viagens a Pequim. Ela tem enfatizado a cooperação em questões como a mudança climática.
No entanto, ela está preocupada com o histórico de direitos humanos da China na Região Autônoma de Xinjiang Uygur e em Hong Kong. Ela também se opõe a suas reivindicações territoriais em águas regionais.
Autoridades alemãs dizem que, embora a fragata navegue através do Mar do Sul da China, sua missão não é dirigida contra nenhum país em particular. As autoridades ainda estão negociando uma escala em um porto chinês, num esforço para “manter o diálogo”.
- Alerta de calor extremo atinge quase todo o Japão - 5 de agosto de 2025 11:51 am
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am