Tóquio conta os votos da eleição para Assembléia
A contagem dos votos está em andamento após as eleições de domingo para a Assembléia Metropolitana em Tóquio.
A NHK projetou que o Partido Liberal Democrático pode ganhar o maior número de assentos.
Havia 271 candidatos concorrendo a 127 assentos.
O Partido Liberal Democrático e Komeito são parceiros da coalizão na Dieta nacional. Os dois partidos pretendiam ganhar a maioria dos assentos de Tóquio juntos. Entretanto, as pesquisas e análises de boca de urna da NHK sugerem que não está claro se eles podem atingir seu objetivo.
Antes da eleição, o partido regional TOMIN ocupou pela primeira vez 45 assentos, colocando-o em primeiro lugar. A NHK projetou que, provavelmente, perderia alguns de seus assentos, mas poderia chegar perto do número de assentos ganhos pelo LDP.
A governadora de Tóquio, Koike Yuriko, fundou a TOMIN First e serve como sua assessora especial.
Durante a campanha de nove dias, os candidatos discutiram medidas para evitar a propagação do coronavírus chinês e debateram questões sobre as próximas Olimpíadas, incluindo se deveriam permitir aos espectadores domésticos comparecerem aos eventos.
O resultado de Tóquio poderia servir como baliza para uma eleição na Câmara dos Deputados que deve ser realizada dentro de alguns meses.
- Alerta de calor extremo atinge quase todo o Japão - 5 de agosto de 2025 11:51 am
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am