Taiwan aprova uso emergencial de vacina contra o coronavírus chinês
Taiwan autorizou o uso emergencial de uma vacina contra o coronavírus chinês desenvolvida por uma empresa local, em meio a uma escassez de imunizantes.
As autoridades deram luz verde na segunda-feira (19), para uma vacina desenvolvida pela Medigen Vaccine Biologics para uso em pessoas com 20 ou mais anos de idade.
A vacina, de proteína recombinante, ainda não passou pela terceira e última fase de um ensaio clínico.
Mas as autoridades dizem que estudos até agora mostraram que o volume de anticorpos criados pela vacina está no mesmo nível da vacina AstraZeneca. Eles acrescentam que não há preocupações sérias com a segurança.
As autoridades estão minimizando as objeções levantadas por alguns especialistas, dizendo que o ensaio da fase dois da vacina envolveu um número muito maior de pessoas do que na prática normal.
O desenvolvedor taiwanês planeja realizar o ensaio da fase três no exterior. Os funcionários dizem que os suprimentos da vacina devem estar disponíveis em agosto, com o objetivo de produzir mais de 10 milhões de doses até o final do ano.
Outra empresa farmacêutica em Taiwan também solicitou o uso emergencial de seu candidato a vacina.
A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, culpou as obstruções da China pelo atrasos na aquisição de vacinas do exterior. Ela também disse que Taiwan pode ajudar a si mesma e a outros, assegurando a capacidade de produzir suprimentos estratégicos chave.
Observadores dizem que a tentativa de Taiwan de produzir em massa sua própria vacina parece ter como objetivo combater a chamada “diplomacia da vacina” da China.
- Armandinho Macêdo e Kazufumi Miyazawa fecham os shows do Festival Brasil&Latino 2025, em Tóquio - 19 de junho de 2025 11:05 am
- Programa O Sul em Cima edição 14/2025 destaca Beto Scopel e Projeto CCOMA - 19 de junho de 2025 10:23 am
- Rússia abre fórum econômico com foco em países emergentes - 19 de junho de 2025 4:40 am