Putin atualiza a Estratégia de Segurança Nacional da Rússia
O presidente russo Vladimir Putin atualizou as diretrizes de segurança nacional do país pela primeira vez em seis anos.
Putin aprovou a versão atualizada da Estratégia Nacional de Segurança na sexta-feira (2). Ela foi revista pela última vez em dezembro de 2015.
O documento apela para o desenvolvimento de uma parceria abrangente e cooperação estratégica com a China e uma parceria estratégica especial com a Índia.
Diz que esta política visa criar mecanismos que garantam a estabilidade e a segurança regional na região da Ásia-Pacífico.
Considera a formação militar da OTAN uma ameaça à Rússia. Diz que os perigos e ameaças militares que a Rússia enfrenta são reforçados pelas tentativas de pressionar o país, a construção da infra-estrutura militar da OTAN junto às fronteiras russas e os exercícios militares que praticam o uso de armas nucleares contra a Rússia.
Também observou que a instalação planejada de mísseis americanos de médio e curto alcance na região Ásia-Pacífico representava uma ameaça para o país.
Também apelou para uma sólida segurança no ciberespaço, observando o aumento da atividade de espionagem no ciberespaço russo por agências especiais estrangeiras.
- Chuvas torrenciais matam centenas na Ásia - 1 de dezembro de 2025 5:39 am
- Rússia eleva taxa de veículos importados - 1 de dezembro de 2025 4:25 am
- Ataque a petroleiros russos no Mar Negro - 1 de dezembro de 2025 4:10 am
















