Praia em Iwate reabre 10 anos após tsunami
Uma praia popular na prefeitura de Iwate que foi muito danificada no Grande Terremoto e Tsunami do Japão Oriental de 2011 reabriu pela primeira vez desde o desastre.
A praia de Takata-matsubara foi uma das praias mais populares do nordeste do Japão. Mas o desastre destruiu 90% do areal e todos os 70.000 pinheiros da região, exceto um, que milagrosamente sobreviveu ao tsunami.
As autoridades reabriram a praia após a conclusão da restauração com o plantio de 40.000 pinheiros com a ajuda de uma organização local sem fins lucrativos e outras.
Em uma cerimônia neste sábado, o prefeito da cidade de Rikuzentakata, Toba Futoshi, desejou um ambiente seguro para todos que visitam a praia.
Um cidadão, de uma cidade próxima, disse que visitava a praia com freqüência em sua infância e esperava que seus filhos tivessem lembranças felizes, semelhantes, de brincar na praia.
O prefeito disse que a abertura da praia ajudará a revitalizar sua cidade e que ele espera que atraia muitos visitantes.
A praia regenerada tem uma placa de evacuação elétrica para avisar as pessoas no caso de um tsunami, além de salva-vidas e um sistema de alerta de desastres sem fio.
- Inflação em Tóquio desacelera para 1,8% em fevereiro - 28 de fevereiro de 2026 6:16 am
- Ex-piloto dos EUA é acusado de treinar militares chineses - 28 de fevereiro de 2026 5:40 am
- O abraço entre dois mundos: a jornada de Ester Sawasaki - 28 de fevereiro de 2026 5:05 am


















