Ministros das finanças do G20 concordam sobre o imposto corporativo global
Os ministros das finanças e os diretores dos bancos centrais do Grupo das 20 nações chegaram a um “acordo histórico” sobre novas regras para tributar as empresas multinacionais.
Os líderes financeiros do G20 encerraram dois dias de conversações na cidade italiana de Veneza no sábado (10), com a adoção de um comunicado conjunto.
O comunicado diz que os líderes financeiros endossam a ação de um grupo de 132 países e territórios para estabelecer um imposto corporativo global mínimo de 15%. Isto numa tentativa de acabar com a concorrência global para oferecer o imposto corporativo mais baixo.
O grupo é composto, principalmente, por estados membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, ou OCDE.
Os líderes financeiros do G20 também endossam o amplo acordo do grupo sobre um plano para introduzir novas regras para a tributação de empresas transfronteiriças.
A Irlanda e outros países têm tentado atrair multinacionais com taxas mais baixas de impostos corporativos. Eles não aderiram ao acordo.
O comunicado exorta todas as nações e territórios que não aderiram ao acordo a fazê-lo.
E também incentiva a finalização dos detalhes das regras até a próxima reunião do G20 agendada para outubro.
As negociações continuarão com o objetivo de chegar a um acordo final até outubro.
- Alerta de calor extremo atinge quase todo o Japão - 5 de agosto de 2025 11:51 am
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am