Japão fornecerá 3 milhões de doses de vacinas para as ilhas do Pacífico
O primeiro-ministro japonês, Suga Yoshihide, se comprometeu a fornecer 3 milhões de doses da vacina contra o coronavírus chinês para as nações das ilhas do Pacífico, a serem fornecidas através da iniciativa global COVAX.
Suga sediou a Reunião de Líderes das Ilhas do Pacífico na sexta-feira (2). Líderes de 18 nações e territórios insulares no Pacífico Sul se juntaram através de link de vídeo.
Suga disse que o Japão fornecerá equipamento e apoio técnico para ajudar a região a estabelecer a logística da cadeia de refrigeração para o transporte de vacinas. Ele disse que isto será parte de um programa de assistência abrangente que também incluirá apoio aos sistemas médicos e à recuperação econômica.
Suga disse que as doses de vacinas serão oferecidas a partir de meados de julho através da iniciativa COVAX, para uma distribuição justa. Ele disse esperar que as 3 milhões de doses sejam entregues até por volta do final do ano.
Suga também destacou o objetivo do Japão de realizar um Indo-Pacífico livre e aberto, e pediu a cooperação das nações insulares sobre segurança marítima, política de recursos marinhos e mudança climática.
Ele disse que o Japão planeja fornecer assistência para infra-estrutura de alta qualidade com ênfase na abertura e transparência para estabelecer uma base sustentável e resiliente para o desenvolvimento econômico na região.
- Massacre no Irã deixa mais de 36 mil mortos - 27 de janeiro de 2026 5:11 am
- China reforça alerta para evitar viagens ao Japão - 26 de janeiro de 2026 11:47 pm
- Nevascas recordes no Japão deixam 10 mortos em uma semana - 26 de janeiro de 2026 11:36 pm
















