Indonésia enfrenta escassez de oxigênio hospitalar
A Indonésia está enfrentando uma escassez de fornecimento de oxigênio hospitalar ao se tornar o novo epicentro do coronavírus chinês na Ásia.
A Indonésia confirmou 44.721 novos casos e 1.093 mortes no domingo (18) no cenário da propagação da variante Delta, identificada pela primeira vez na Índia.
Um relatório compilado pela Organização Mundial da Saúde constatou que, até 12 de julho, a Indonésia havia superado os números diários de novos casos da Índia.
Incapazes de receber tratamento em hospitais, os pacientes são forçados a ficar em casa. A demanda por oxigênio hospitalar subiu cinco vezes em comparação com antes da pandemia.
Famílias de pacientes e outros têm se dirigido a lojas que vendem oxigênio.
Neste contexto, um grupo de voluntários, em Jacarta, começou a coletar cilindros de oxigênio para emprestá-los aos necessitados.
O grupo, Gerakan Indonesia Kita, ou GITA, empresta os cilindros por sete dias. Após o paciente mostrar sinais de melhora, o cilindro é reabastecido e cedido a outro paciente.
Uma mulher que veio pedir equipamento emprestado disse que há muitos pacientes permanecendo em casa. Ela acrescentou: “A situação na loja de oxigênio é que todos os cilindros são alugados por pessoas como nós e eu tenho implorado, mas não consigo arranjar um”.
A GITA disse que enquanto mais de 3.800 pessoas precisam usar os cilindros de oxigênio, o grupo tem possui apenas 920.
Um funcionário da GITA, Arief Bobhil, disse: “A necessidade de oxigênio é uma corrida contra o tempo. Pelo menos isso ajuda os pacientes a sobreviver”.
- Mônica Belli emociona com releitura de “Odeon” - 1 de maio de 2025 7:24 am
- Backstrom lança single “The Contrairian” - 1 de maio de 2025 6:56 am
- Putin exige controle total das regiões invadidas na Ucrânia - 1 de maio de 2025 4:50 am