Imperador opta por ‘comemorar’ a abertura olímpica
O imperador japonês Naruhito declarou a abertura das Olimpíadas de Tóquio 2020 usando uma palavra japonesa ligeiramente diferente da que seu avô usou há 57 anos no início das primeiras Olimpíadas a serem sediadas em Tóquio.
A Carta Olímpica estipula que os Jogos serão proclamados abertos pelo chefe de Estado do país anfitrião e lista exemplos específicos em inglês de como a abertura deve ser declarada.
Em 1964, o Imperador Showa, avô do Imperador Naruhito, usou a palavra japonesa que significa “celebrar” para declarar o início dos Jogos.
Durante a cerimônia de abertura na sexta-feira (23) dos Jogos de Tóquio, em andamento, o Imperador Naruhito também fez uma declaração com base na Carta Olímpica.
Mas ele usou uma palavra japonesa mais neutra, mais próxima de “comemorar”.
Fontes informadas dizem que, dado o grande número de fatalidades e o enorme sofrimento de muitas pessoas ao redor do mundo em meio à pandemia do coronavírus chinês, foi determinado que a palavra japonesa mais próxima de “comemorar” seria a mais apropriada.
O comitê organizador dos Jogos de Tóquio consultou o governo japonês, o Comitê Olímpico Internacional e outras entidades.
O roteiro da declaração acabou sendo apresentado ao Imperador através da Agência da Casa Imperial.
- Nevasca atinge pico no Japão, mas autoridades pedem cautela - 25 de janeiro de 2026 10:00 pm
- Revived Echoes lança “What It Was” com nova identidade sonora - 25 de janeiro de 2026 9:50 pm
- Deslizamento em Java deixa mortos e mais de 80 desaparecidos - 25 de janeiro de 2026 9:02 pm
















