Houhani espera que o próximo governo consiga selar um acordo nuclear
O presidente do Irã que está deixando o cargo, Hassan Rouhani, disse esperar que a próxima administração chegue a uma conclusão nas conversações nucleares com os Estados Unidos.
Rouhani falou em uma reunião de gabinete nesta quarta-feira (14).
O governo do Irã e do presidente americano Joe Biden tem mantido conversações indiretas desde abril com a União Européia como um intermediário, para reavivar o acordo nuclear de 2015 entre a República Islâmica e as potências mundiais. Sob o ex-presidente americano Donald Trump, o país se retirou do acordo.
O antiamericano conservador de linha dura, Ebrahim Raisi, assumirá o cargo de presidente do Irã no início de agosto. Altos funcionários do governo haviam, inicialmente, sugerido que o governo Rouhani teria como objetivo chegar a um acordo.
Mas sua última observação indica que ele confiará o esforço ao governo Raisi.
Rouhani também disse que o país pode enriquecer urânio até 90% de pureza se necessário, referindo-se ao nível de armas, apesar de insistir que o programa nuclear é pacífico.
O foco das conversações é o quanto os EUA vão levantar suas sanções contra o Irã. Mas Raisi mantém a posição de que ele não fará concessões facilmente.
- Vice-premiê ucraniano busca apoio do Japão na reconstrução do país - 5 de agosto de 2025 1:01 am
- Astronautas japoneses realizam coletiva direto da ISS - 5 de agosto de 2025 12:55 am
- Netanyahu reafirma ofensiva em Gaza após vídeos de tortura de reféns - 5 de agosto de 2025 12:49 am