Começa o revezamento da tocha olímpica em Tóquio
O revezamento da tocha olímpica em Tóquio começará nesta sexta-feira (9), para a última etapa de sua viagem, com um formato incomum.
O revezamento estava, originalmente, programado para acontecer em ruas públicas. Mas todos os distritos de Tóquio, exceto as ilhas, decidiram reorganizar o evento em cerimônias rápidas para evitar a propagação do coronavírus chinês.
No primeiro dia, a chama olímpica será exibida em uma cerimônia no distrito de Setagaya. No final do dia, outra cerimônia será realizada em Machida, para passar a chama de uma tocha para a outra, um processo conhecido como “beijo”.
Somente os portadores da tocha e outras pessoas diretamente envolvidas serão autorizados a participar dos eventos para evitar aglomerações.
O revezamento continuará até 23 de julho, o dia da cerimônia de abertura.
O revezamento começou no dia 25 de março na prefeitura de Fukushima para mostrar a recuperação do terremoto, tsunami e acidente nuclear de 2011. Passou então 106 dias passando por 46 prefeituras antes de chegar a Tóquio.
Os organizadores estão pedindo para as pessoas para evitar a aglomeração ao longo do percurso para evitar infecções.
Mas 24 prefeituras, ou mais da metade, tomaram outras medidas preventivas.
Onze prefeituras, incluindo Osaka e Hokkaido, cancelaram o revezamento nas vias públicas.
Osaka, ao invés disso, permitiu que os carregadores de tochas levassem a chama ao longo de um percurso em um parque, enquanto Hokkaido e outros realizavam cerimônias de iluminação.
Treze outras prefeituras, incluindo Ehime e Okinawa, reduziram o revezamento de forma a eliminar alguns trechos de vias públicas e encurtar as rotas.
Onze pessoas envolvidas no revezamento em quatro prefeituras testaram positivo para o coronavírus. Elas incluem um policial que estava controlando o tráfego.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am