China exige que EUA mudem sua política
A China exigiu que os Estados Unidos mudem sua política em relação a Pequim, culpando Washington pelas tensões nas relações bilaterais.
O vice-ministro chinês das Relações Exteriores, Xie Feng, e a vice-secretária de Estado norte-americana, Wendy Sherman, mantiveram conversações na segunda-feira (26) na cidade chinesa de Tianjin, perto de Pequim.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores chinês, Xie disse que o relacionamento entre os dois países está, agora, em um impasse e enfrenta sérias dificuldades. Ele também disse que, fundamentalmente, é porque alguns americanos retratam a China como um “inimigo imaginário”. Ele acrescentou que seu país insta os Estados Unidos a mudar sua “mentalidade altamente equivocada e sua política perigosa”.
A resposta dos EUA é desconhecida. Na noite de domingo (25), Sherman tuitou que a administração americana está pressionando para que haja igualdade de condições para as empresas americanas na China. Acredita-se que ela esteja assumindo uma posição dura em questões como o Mar do Sul da China e os direitos humanos.
Sherman, o primeiro alto funcionário a visitar a China desde que o Presidente Joe Biden tomou posse, está agendado para se encontrar com o Ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, na segunda-feira.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am