Cerimônia de abertura olímpica começa com um ano de atraso
A cerimônia de abertura deu início ao maior evento esportivo do mundo, em meio a pandemia do coronavírus chinês.
O Imperador do Japão saudou a abertura das Olimpíadas de Tóquio – o ponto culminante de muitos anos de preparativos e contratempos.
Mais de 11.000 atletas de cerca de 200 países e territórios estão se preparando para competir em um recorde de 33 esportes.
Na cerimônia de abertura, socialmente distante, os atletas foram instruídos a se manterem a 2 metros de distância enquanto marchavam. Isto prolongou a duração do evento por meia hora em relação ao plano inicial.
Cerca de 950 oficiais do COI, federações esportivas internacionais e outras organizações compareceram à cerimônia. Anteriormente, esperava-se que o número de participantes fosse superior a 10.000.
Embora os participantes estejam seguindo rigorosos protocolos anti-vírus, os organizadores dizem que mais de 100 pessoas envolvidas nos Jogos, incluindo pelo menos 11 atletas, apresentaram resultados positivos no Japão. Entre eles estão três atletas cujos resultados positivos foram anunciados na sexta-feira (23), que chegaram da República Tcheca e da Holanda.
A controvérsia ofuscou a cerimônia de abertura. O diretor do espetáculo foi demitido na véspera do evento por causa de uma piada que ele fez na década de 1990 sobre o Holocausto. Dois outros se demitiram por comentários ou ações inadequadas.
Os manifestantes realizaram passeatas no centro de Tóquio na sexta-feira (23), exigindo que os Jogos fossem cancelados. Eles disseram que os Jogos Olímpicos estão colocando a vida das pessoas em risco, pois novas infecções em todo o Japão estão aumentando.
- Trump e Putin realizam cúpula histórica em base militar no Alasca - 16 de agosto de 2025 10:01 am
- Trump e Putin se encontram no Alasca para discutir cessar-fogo - 16 de agosto de 2025 4:57 am
- 100 mil velas iluminam Koyasan em homenagem a ancestrais - 16 de agosto de 2025 2:59 am