Relatos de poluição com flúor orgânico em rios no Japão
Uma pesquisa do Ministério do Meio Ambiente japonês revela que a quantidade de compostos fluorados orgânicos nos rios e águas subterrâneas excede o nível máximo permitido em 21 locais. Os produtos químicos foram usados em agentes extintores de espuma e são descritos como tóxicos.
Um número crescente de países, incluindo o Japão, tem restringido a produção e o uso dos compostos desde que sua toxicidade foi identificada.
Resíduos de tais compostos – conhecidos como PFOS e PFOA — ainda podem existir em altas concentrações onde costumavam ser produzidos.
O ministério realizou uma pesquisa em 143 locais em todo o país no ano fiscal que terminou em março passado. O nível máximo permitido, provisoriamente, para os compostos estabelecidos pelo ministério é de 50 nanogramas por litro de água.
As águas subterrâneas da cidade de Osaka continham 5.500 nanogramas por litro. Isso é 110 vezes o nível permitido.
A água de nascente na cidade de Kadena, na província de Okinawa, tinha 22 vezes o nível permitido de compostos orgânicos fluorados.
Essa água, em ambos os municípios, não é para beber, mas o ministério ainda está avisando os residentes para não consumi-la.
- Festival de guizos de porcelana encanta em Saga - 18 de junho de 2025 8:11 am
- Taiwan testa drones marítimos em evento tecnológico - 18 de junho de 2025 8:06 am
- Japão descarta risco de tsunami após erupção na Indonésia - 18 de junho de 2025 8:00 am