Reator nuclear com mais de 40 anos será reiniciado na próxima quarta-feira (23)
O operador da usina nuclear de Mihama, em Fukui, informou que reiniciará um reator envelhecido na próxima quarta-feira (23), após uma suspensão de 10 anos.
A unidade nº 3 seria o primeiro reator com mais de 40 anos a ser recolocado em funcionamento no Japão desde o acidente nuclear de Fukushima Daiichi de 2011.
O operador começou a se preparar para um reinício depois que a prefeitura de Fukui, que hospeda o reator, concordou com o plano em abril.
A Autoridade de Regulamentação Nuclear realizou inspeções no vaso de contenção do reator e em importantes tubulações desde 7 de junho. As verificações foram concluídas nesta quinta-feira (17).
A Kansai Electric Power Company prosseguirá com os preparativos finais, incluindo um teste para ativar as barras de controle.
A operação dos reatores foi limitada por lei a 40 anos, em princípio, desde o acidente nuclear de Fukushima Daiichi. Mas os reatores antigos ainda podem ser autorizados a operar por até 60 anos, se passarem por uma inspeção pelo órgão regulador.
Como o reator está desligado há 10 anos, o operador duplicará o número de trabalhadores para o reinício, e os governos locais enviarão pessoal para monitorar o processo.
- Eufrásia Neres é destaque no Sons do Brasil 522 - 29 de abril de 2025 9:08 am
- Putin agradece tropas da Coreia do Norte por apoio militar - 29 de abril de 2025 8:06 am
- Japão pede remoção total das novas tarifas de Trump - 29 de abril de 2025 6:29 am