Putin diz estar pronto para continuar as negociações do tratado de paz com o Japão
O presidente russo Vladimir Putin enfatizou que está pronto para continuar as negociações do tratado de paz com o Japão, apesar da emenda da constituição de seu país no ano passado que proibiu a cessão de qualquer parte de seu território.
Putin falou online aos chefes das principais agências de notícias internacionais durante um fórum econômico internacional em São Petersburgo, na sexta-feira (4).
O Japão e a Rússia ainda não assinaram um tratado de paz, mais de 75 anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, com a questão envolvendo as ilhas controladas pela Rússia, reivindicada pelo Japão, não resolvida.
O governo japonês mantém que as ilhas são uma parte inerente do território japonês. As ilhas foram ilegalmente ocupadas após a Segunda Guerra Mundial.
Putin disse que é necessário levar em conta a emenda à Constituição russa.
Mas ele acrescentou que não acha que as negociações do tratado de paz com o Japão devam ser suspensas.
Putin chamou o Japão e a Rússia de parceiros naturais em muitas áreas, indicando que os países podem cooperar em uma série de campos.
Ele disse que a Rússia está pronta para continuar as conversações com base no entendimento de que ambos os lados compartilham um interesse estratégico na conclusão de um tratado de paz.
A constituição russa não proíbe a demarcação de fronteiras. Acredita-se que Putin tenha exigido que as negociações do tratado de paz sejam mantidas, pois as conversações de cúpula com o Japão não aconteceram em quase dois anos.
- Ex-ministro chinês é condenado à morte por corrupção - 29 de setembro de 2025 3:55 am
- Corrida de drones anima campos de arroz em Yamagata - 29 de setembro de 2025 3:37 am
- ONU restabelece sanções nucleares contra o Irã - 29 de setembro de 2025 3:32 am