Painel do governo japonês pede uma nova abordagem para as doenças infecciosas
Um painel de consultores do governo do Japão está solicitando a criação de um sistema mais potente e um centro de comando para responder a qualquer emergência de doenças infecciosas.
A proposta foi contida em uma minuta das políticas básicas de gestão e reforma econômica e fiscal deste ano, que foi apresentada em uma reunião do Conselho de Política Econômica e Fiscal na quarta-feira (9).
À luz das lições aprendidas com a pandemia do coronavírus chinês, a minuta diz que o governo deve buscar medidas sob um sistema e um centro de comando mais fortes no caso de uma emergência de doenças infecciosas.
Propõe que o governo estude medidas legais para que possa, rapidamente, colocar em uso prático medicamentos para o tratamento, bem como vacinas, e assegurar um sistema de vacinação mais eficaz.
A minuta também pede um início precoce dos estudos sobre a criação de um novo escritório governamental para responder às questões relacionadas às crianças.
Na reunião, o primeiro-ministro Suga Yoshihide disse que, embora enfrentando a pandemia do coronavírus chinês como uma questão prioritária, o governo investirá principalmente em quatro áreas. Elas são uma sociedade verde, transformação digital, regiões locais e crianças.
Ele disse que o governo pretende encontrar respostas para desafios a longo prazo e alcançar um crescimento robusto.
Com base no plano preliminar, o governo planeja trabalhar com os partidos do governo e tomar uma decisão final em uma reunião do gabinete na próxima semana.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















