Outro ex-jornalista do Apple Daily de Hong Kong é preso
A polícia de Hong Kong prendeu outro funcionário sênior do agora fechado jornal Apple Daily por suposta violação da lei de segurança nacional. O jornal foi crítico em relação a Pequim.
A polícia disse, nesta segunda-feira (28), que tinha levado sob custódia um homem de 57 anos de idade relacionado ao jornal. As autoridades disseram que ele foi preso sob suspeita de colocar em risco a segurança nacional por conluio com forças estrangeiras.
Os meios de comunicação de Hong Kong dizem que o homem preso era um redator do Apple Daily, Fung Wai-kong, que também era responsável pela edição em inglês do jornal pró-democracia.
Os meios de comunicação dizem que ele foi detido no aeroporto, no domingo (27) à noite, quando estava prestes a partir para a Grã-Bretanha.
A detenção elevou para sete o número de funcionários superiores do jornal que estão presos.
O Apple Daily foi fechado na semana passada depois que seus bens foram congelados e seus diretores presos.
Em um movimento separado, uma mídia online pró-democracia de Hong Kong, Stand News, disse em uma declaração no domingo (27), que removerá, temporariamente, os comentários e as cartas dos leitores publicadas em maio ou antes. Ele disse que falará com os redatores.
A declaração dizia que Hong Kong mudou e que a publicação deve proteger seus redatores em meio à supressão da liberdade de expressão.
Seis dos oito diretores do Stand News se demitiram, segundo informações.
A mídia tem noticiado amplamente sobre atividades pró-democracia e comícios de protesto. Os observadores dizem que poderia ser o próximo a enfrentar uma repressão por parte das autoridades.
- Loja de carros de brasileiro sofre nova tentativa de furto - 7 de agosto de 2025 8:47 am
- SV & Alyssa Jane lançam “Our Game” com clima soultrônico - 7 de agosto de 2025 8:20 am
- Eric Hagen lança “Accuse Me” com alma e melancolia - 7 de agosto de 2025 7:48 am