O jornal Apple Daily de Hong Kong deverá parar a operação esta semana
O jornal pró-democracia de Hong Kong, Apple Daily, e seu website podem fechar dentro de dias, pois as autoridades locais congelaram seus bens por suspeita de violação da lei de segurança nacional para a região.
Dois altos executivos do Apple Daily foram presos e indiciados este mês por suposta conivência com forças estrangeiras para colocar em risco a segurança nacional. O jornal é conhecido por sua postura crítica em relação à China.
A polícia congelou ativos no valor de cerca de 2,3 milhões de dólares de propriedade do jornal e de duas de suas empresas do grupo.
A empresa matriz do Apple Daily, Next Digital, realizou uma reunião de diretoria na segunda-feira para discutir planos futuros.
A diretoria decidiu pedir à polícia que levante o congelamento de ativos, uma vez que eles não podem continuar as operações.
Disse que o Apple Daily poderá cessar as operações após a publicação da edição da manhã do próximo sábado. Também pode parar de carregar a versão on-line do jornal.
A diretoria diz que tomará uma decisão final na sexta-feira (25).
O fundador do Apple Daily, Jimmy Lai, está cumprindo uma pena de prisão por seu envolvimento em manifestações não autorizadas em 2019. Ele também é acusado de violar a lei de segurança nacional.
A quarta-feira da próxima semana marca um ano desde que a lei de segurança nacional de Hong Kong entrou em vigor.
- Trump ameaça Japão com aumento de tarifas comerciais - 2 de julho de 2025 9:48 am
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am