O Japão pretende vacinar a população até novembro
O governo japonês tem o objetivo de vacinar toda a população, que queira, contra o coronavírus chinês até outubro ou novembro.
O primeiro-ministro Suga Yoshihide fez a observação na Dieta na quarta-feira (9).
Ele disse: “Em outubro ou novembro, queremos terminar de vacinar todas as pessoas que precisam ou querem ser vacinadas. Eu mesmo liderarei todos os esforços para implementar as vacinas e conter a disseminação da infecção”.
O Japão iniciou as inoculações para os profissionais de saúde em fevereiro, antes de expandi-las para os idosos.
Empresas e universidades estão preparadas para ajudar na aceleração das vacinações. A partir de 21 de junho, eles poderão inocular seus funcionários e estudantes.
Até agora, cerca de 10% da população já recebeu pelo menos uma dose.
O primeiro ministro e os líderes do partido de oposição também discutiram as próximas Olimpíadas e Paraolimpíadas de Tóquio. Suga foi questionado sobre se os jogos podem ser realizados com segurança.
O líder do Partido Democrático Constitucional, Edano Yukio, disse: “Você disse que protegerá a vida e a saúde do povo, enquanto sedia as Olimpíadas”, e perguntou: “Você quer dizer que a realização dos jogos não desencadeará uma disseminação de infecção no país que ameaçaria a vida e a saúde do público”?
Suga disse: “Precisamos tomar medidas antivírus completas e rigorosas, de controle de fronteiras, para garantir a segurança e a proteção. Ao realizar os jogos, queremos demonstrar que o mundo pode estar unido na luta contra o coronavírus chinês, e superar este grave desafio”.
O presidente do Partido Democrata pelo Povo, Tamaki Yuichiro, perguntou: “Que tal aproveitar a oportunidade para introduzir um passaporte vacinal, ou um certificado digital que inclua testes negativos”.
Suga disse: “Estamos considerando esse assunto”.
As Olimpíadas começarão em 23 de julho e as Paraolímpicas começarão a partir de 24 de agosto.
- Emerson Boy é atração do Sons do Brasil 536 na Rádio Shiga - 4 de agosto de 2025 12:07 pm
- Onda de calor perigosa persiste em várias regiões do Japão - 4 de agosto de 2025 11:42 am
- Navios chineses invadem novamente águas japonesas - 4 de agosto de 2025 11:36 am