Morre Nobel de Química japonês Negishi Ei-ichi
O prêmio Nobel de Química japonês, Negishi Ei-ich,i morreu com a idade de 85 anos. Ele recebeu o Prêmio de Química 2010 por desenvolver um novo método para sintetizar compostos orgânicos.
Negishi morreu na cidade americana de Indianápolis no domingo (6) passado, segundo a Universidade Purdue, onde serviu como professor.
Negishi nasceu na antiga Manchúria, no nordeste da China, em 1935. Após graduar-se na Universidade de Tóquio, trabalhou na empresa têxtil Teijin antes de estudar nos Estados Unidos.
Negishi dividiu o Prêmio Nobel de Química 2010 com Richard Heck da Universidade de Delaware e Suzuki Akira da Universidade de Hokkaido, no Japão.
Eles desenvolveram o que é chamado de “técnica de acoplamento cruzado catalisado por paládio” para ligar átomos de carbono e sintetizar compostos orgânicos complexos.
A técnica tem sido usada para desenvolver novos medicamentos, tais como os anti-hipertensivos. Ela também tem sido aplicada para criar materiais para telas finas de LED.
Negishi estava baseado nos Estados Unidos, mas ele também colaborou com pesquisadores no Japão estudando como criar combustível a partir do dióxido de carbono através da fotossíntese artificial.
- Japão apreende barco chinês após nova incursão ilegal - 13 de fevereiro de 2026 8:14 am
- Atletas seguem alvo de ataques online durante a Olimpíada de Inverno Milano Cortina - 13 de fevereiro de 2026 4:32 am
- Inteligência sul-coreana aponta filha de Kim como sucessora - 13 de fevereiro de 2026 4:20 am
















