Ministro das Relações Exteriores de Taiwan busca laços mais fortes com o Japão
O Ministro das Relações Exteriores de Taiwan, Joseph Wu, expressou a esperança de fortalecer ainda mais os laços com o Japão que compartilha os mesmos valores, devido às preocupações com a escalada da pressão militar da China.
Wu falou em uma conferência de imprensa on-line com o Clube de Correspondentes Estrangeiros do Japão, em Tóquio, na quinta-feira (3).
Ele disse que a China está usando todos os meios possíveis, incluindo milícias marítimas que realizam operações por ordem dos militares, para aumentar a tensão nos mares do Sul e Leste da China e induzir a confrontos.
Wu também criticou Pequim por atrair ou pressionar os aliados de Taiwan no sentido de se inclinarem para ela, oferecendo vacinas e recursos fabricados na China para enfrentar a pandemia.
Ele expressou a esperança de trabalhar com o Japão. Wu disse que Taiwan e o Japão têm os valores comuns de liberdade, democracia, proteção dos direitos humanos e o Estado de direito. Ele acrescentou: “Ao longo dos anos, temos provado ser amigos em tempos de dificuldades”.
O ministro foi perguntado se Taiwan participará dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Wu respondeu: “Nossos atletas também terão uma oportunidade de participar dos Jogos”.
- Autoridades investigam assessor próximo de Zelenskyy - 29 de novembro de 2025 3:03 am
- Louvre aumenta ingresso para visitantes estrangeiros - 29 de novembro de 2025 2:58 am
- Japão destina verba recorde para controle de ursos - 29 de novembro de 2025 2:54 am
















