Japão divulga nova estratégia para impulsionar a indústria de chips
O governo japonês adotou uma nova estratégia para impulsionar a indústria de semicondutores do país. O plano foi concebido para reforçar as bases de fabricação de chip e de outros setores digitais como um projeto nacional.
O ministério da indústria disse que a estratégia é necessária para garantir a segurança econômica do país, dada a intensificação do confronto entre os Estados Unidos e a China.
O ministro da indústria, Kajiyama Hiroshi, disse: “Estamos fazendo uma mudança política drástica à luz das mudanças geopolíticas. Os semicondutores de ponta são a chave para as indústrias verdes, digitais e automotivas”.
As medidas delineadas na nova política incluem a criação de fábricas conjuntas com os principais produtores estrangeiros de semicondutores. O objetivo é assegurar bases de fabricação no Japão e desenvolver tecnologias de produção domésticas de próxima geração.
Os produtores japoneses de chips detêm, atualmente, apenas cerca de 10% de participação no mercado global, contra mais de 50% há cerca de 30 anos.
O Japão depende de fabricantes estrangeiros para os semicondutores de última geração utilizados em smartphones e outros dispositivos.
- Austrália realiza vigília em Bondi uma semana após ataque fatal - 21 de dezembro de 2025 11:23 pm
- Taiwan presta homenagens às vítimas de ataque em Taipei - 21 de dezembro de 2025 11:18 pm
- Limpeza anual reúne centenas em templos de Kyoto - 21 de dezembro de 2025 11:08 pm
















