Japão compila um roteiro para a neutralidade de carbono
O governo do Japão elaborou um roteiro para alcançar a neutralidade de carbono.
O plano foi adotado em uma reunião dos governos central e local no escritório do primeiro-ministro na quarta-feira (9). Os participantes discutiram as medidas políticas necessárias para realizar uma sociedade isenta de carbono até 2050.
O roteiro exige a criação de pelo menos 100 comunidades-piloto em todo o país para tomar medidas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa dos lares e das empresas para um nível zero até 2030.
As comunidades estariam em áreas residenciais e comerciais, complexos habitacionais e aldeias agrícolas e pesqueiras, bem como em ilhas remotas.
O plano visa transferir o know-how adquirido em tais comunidades, bem como os recursos humanos, para outras áreas a fim de alcançar amplamente a neutralidade de carbono antes de 2050.
A infra-estrutura pública, casas e prédios duram muito tempo e que a introdução de fontes renováveis de energia deve começar agora.
O roteiro exige a instalação de painéis solares nos telhados como uma medida chave a ser promovida em todo o país. Diz que tais painéis devem ser instalados em metade das instalações públicas do país até 2030 e em todas elas até 2040.
- Emerson Boy é atração do Sons do Brasil 536 na Rádio Shiga - 4 de agosto de 2025 12:07 pm
- Onda de calor perigosa persiste em várias regiões do Japão - 4 de agosto de 2025 11:42 am
- Navios chineses invadem novamente águas japonesas - 4 de agosto de 2025 11:36 am