Ex-ministro da justiça do Japão condenado à prisão
Um tribunal distrital japonês condenou um ex-ministro da justiça e membro da Dieta a três anos de prisão por compra de votos em relação à eleição de sua esposa para a Câmara Alta, há dois anos.
O Tribunal Distrital de Tóquio sentenciou Kawai Katsuyuki nesta sexta-feira (18).
Kawai foi acusado de distribuir um total de mais de 260.000 dólares a 100 políticos locais e apoiadores na Prefeitura de Hiroshima, de março a agosto de 2019. Sua esposa, Kawai Anri, ganhou uma cadeira na Câmara Alta em uma eleição em julho daquele ano.
Em questão no julgamento, do qual 56 sessões foram realizadas desde agosto passado, estava se o réu tinha a intenção de comprar votos.
Kawai, inicialmente, se declarou inocente, mas admitiu a maioria das acusações em uma audiência em março. Sua equipe de defesa pediu pela suspenção da sentença.
Os promotores disseram que ele cometeu o ato “sem precedentes” de compra de votos por um membro da Dieta, e exigiu quatro anos de prisão sem suspensão.
Kawai já se demitiu do cargo de membro da Dieta e se retirou da política.
Se a sentença for finalizada, ele terá seus direitos civis suspensos e será impedido de concorrer às eleições por um período até o término de seu mandato, mais os cinco anos seguintes.
Kawai Anri também foi considerada culpada e renunciou ao cargo de membro da Câmara Alta.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am