EUA ataca instalações utilizadas por milícias apoiadas pelo Irã
Os Estados Unidos informam que seus militares realizaram ataques aéreos contra instalações utilizadas por grupos de milícias apoiados pelo Irã na região fronteiriça entre o Iraque e a Síria. A ação foi tomada em resposta a ataques contra instalações relacionadas aos EUA.
O Secretário de Imprensa do Departamento de Defesa, John Kirby, escreveu em uma declaração no domingo (27), “Dada a série de ataques contínuos de grupos apoiados pelo Irã visando os interesses dos EUA no Iraque, o Presidente Joe Biden direcionou mais ações militares para interromper e deter tais atentados”.
A declaração diz que as “instalações direcionadas são utilizadas pelas milícias apoiadas pelo Irã que estão envolvidas em ataques aéreos não tripulados contra o pessoal e instalações dos EUA no Iraque”.
A declaração descreve os alvos dos ataques aéreos como “instalações de armazenamento de armas em dois locais na Síria e em um local no Iraque”.
Os ataques ocorrem quando Washington e Teerã vêm realizando conversações indiretas com o objetivo de reavivar o acordo nuclear iraniano de 2015.
Os EUA dizem que os ataques aéreos foram “concebidos para limitar o risco de escalada” e para enviar “uma mensagem clara e inequívoca de dissuasão”.
Em fevereiro, a administração Biden realizou ataques aéreos contra a infra-estrutura utilizada pelas milícias apoiadas pelo Irã no leste da Síria. O Departamento de Defesa disse que a operação foi uma resposta aos ataques contra o pessoal americano e da coalizão no Iraque.
- Toyota reduz previsão de lucro anual - 8 de agosto de 2025 6:49 am
- Caças F-35B chegam ao Japão em meio a críticas locais - 8 de agosto de 2025 6:37 am
- Deslizamento deixa mortos e desaparecidos no sul da China - 8 de agosto de 2025 6:34 am