Cúpula do G7 será aberta na Grã-Bretanha nesta sexta-feira (11)
A abertura da Cúpula do Grupo dos Sete está prevista para começar nesta sexta-feira (11), no do condado britânico de Cornwall. Será a primeira cúpula presencial do G7 em dois anos.
Os líderes discutirão como as vacinas contra o coronavírus chinês devem ser distribuídas de forma justa para colocar a pandemia do COVID-19 sob controle em todo o mundo.
Eles também falarão sobre a mudança climática. A conferência da ONU sobre mudança climática conhecida como COP26 acontecerá na Grã-Bretanha neste outono.
O presidente dos EUA, Joe Biden, está participando da cúpula pela primeira vez. Sob seu predecessor Donald Trump, o G7 mostrou sinais de discórdia enquanto Trump impulsionava sua política “América Primeiro”.
Biden quer restaurar a solidariedade com os outros líderes, promovendo a cooperação com países que compartilham valores com os Estados Unidos.
Em maio, os ministros das Relações Exteriores do G7 expressaram em conjunto sérias preocupações sobre a situação nos mares do Leste e do Sul da China, onde Pequim está aumentando sua presença, e sobre os direitos humanos em Xinjiang e no Tibete.
O governo dos EUA disse que Biden e outros líderes planejam anunciar um novo programa para fornecer financiamento de infra-estrutura aos países em desenvolvimento como um contrapeso à iniciativa “Belt and Road” da China.
Os observadores estão atentos se os líderes serão capazes de adotar uma postura unida em relação à China, já que existem diferenças entre eles.
A cúpula de três dias será encerrada no domingo (13). Os líderes estão programados para liberar uma declaração conjunta.
- Carro avança sobre multidão em Los Angeles e deixa pelo menos 30 feridos - 20 de julho de 2025 11:44 am
- Barco turístico naufraga no Vietnã e deixa ao menos 34 mortos - 20 de julho de 2025 11:40 am
- Japão vota em eleição decisiva para a Câmara Alta - 20 de julho de 2025 11:35 am