6.6 C
Kóka
sábado, 2024/04/20  5:10
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Começa o novo governo de Israel

O novo governo de coalizão de Israel foi empossado, marcando a primeira mudança de poder no país em 12 anos.

Começa o novo governo de Israel

O novo governo de coalizão de Israel foi empossado, marcando a primeira mudança de poder no país em 12 anos.

Naftali Bennett, o líder do partido de direita Yamina, tornou-se o primeiro ministro depois que o parlamento de Israel, o Knesset, aprovou o governo por uma votação de 60 a 59 no domingo (13).

Bennet servirá como primeiro-ministro durante os dois primeiros anos.

Yair Lapid, que dirige o maior partido da coalizão, Yesh Atid, servirá como ministro das relações exteriores por dois anos e depois assumirá o cargo de primeiro-ministro. Seu partido é o segundo maior partido do Knesset.

A coalizão consiste de oito partidos de um amplo espectro político, incluindo o centrista Yesh Atid e a Lista Árabe Unida, o primeiro partido árabe-israelense a aderir a um governo israelense.

Em seu discurso ao Knesset antes da votação, Bennett disse que os partidos se reunirão e “avançarão” naquilo que eles concordarem. Ele disse que concordam em muitas questões, tais como transporte e educação, e acrescentou que deixarão o que os separa de lado.

Entretanto, os partidos do novo governo, que é composto por aqueles da esquerda, direita, centro e árabe, permanecem em grande parte divididos sobre a questão palestina.

Ter um partido árabe no governo tem atraído a ira dos legisladores de direita.

Os apoiadores dos partidos de direita estão planejando manifestações na Cidade Velha de Jerusalém na terça-feira (15), levantando preocupações de que isto poderia levar a confrontos com os palestinos.

Israel está enfrentando uma divisão crescente entre cidadãos judeus e árabes. Ainda não está claro se os partidos de coalizão, que têm pouco em comum, serão capazes de manter a unidade.