China e Japão discutem questões marítimas
Altos funcionários do Ministério das Relações Exteriores do Japão e da China realizaram uma videoconferência para discutir questões marítimas bilaterais.
O chefe do Departamento de Assuntos Asiáticos e Oceânicos do Japão, Funakoshi Takehiro, conversou por duas horas nesta quinta-feira (3), através de através de teleconferência com o representante da China, Hong Liang, que é diretor-geral do Departamento de Fronteiras e Assuntos Oceânicos.
Funakoshi reiterou as preocupações do Japão com as recentes atividades da China no Mar da China Oriental.
Ele destacou que a partir de quinta-feira (3), os navios da Guarda Costeira da China haviam navegado por uma área conhecida como zona contígua logo após as águas territoriais do Japão em torno das ilhas Senkaku por um recorde de 111 dias consecutivos. Ele exortou a China a se abster de conduzir estas atividades.
O Japão controla as ilhas. O governo japonês mantém as ilhas como uma parte inerente do território japonês. China e Taiwan as reivindicam.
Funakoshi também explicou a posição do Japão em relação à sua planejada liberação de água tratada da usina nuclear Fukushima Daiichi, no mar. O governo do Japão disse que a água, contendo trítio radioativo, será diluída antes da descarga para níveis de concentração inferiores aos estipulados sob os regulamentos nacionais.
Funakoshi expressou preocupação com a divulgação de algumas das informações da China a respeito do assunto. Ele se referiu à publicação na mídia social de uma ilustração feita por um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês zombando da liberação planejada do Japão da água tratada.
Os oficiais reafirmaram que os dois países irão acelerar os esforços para estabelecer uma linha direta de comunicação entre seus oficiais de defesa para evitar um choque acidental entre as Forças de Autodefesa do Japão e as forças militares da China.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















