ASEAN apresenta candidatos a enviado para militares de Myanmar
A Associação das Nações do Sudeste Asiático apresentou aos militares de Myanmar uma lista de indicações para o cargo de enviado especial da ASEAN ao país.
O secretariado da ASEAN disse que o presidente da reunião de seus ministros das Relações Exteriores e o secretário-geral do bloco visitaram Myanmar e se encontraram com os altos funcionários do país no final da semana passada, incluindo o chefe militar, o general sênior Aung Hlaing.
O secretariado disse que discutiu a nomeação e o papel do enviado especial do presidente da ASEAN a Myanmar e apresentou a lista de nomeados propostos pelos países membros do bloco para o cargo.
O secretariado não divulgou os nomes dos indicados.
O enviado será encarregado de mediar o diálogo entre os militares do país e suas entidades pró-democracia.
Os participantes da Reunião de Líderes da ASEAN, em abril, concordaram com o “Consenso de Cinco Pontos” para uma solução pacífica para a situação em Myanmar. Ele exige o despacho do enviado e a cessação imediata da violência.
Mas os militares de Myanmar, que iniciaram um golpe em fevereiro, parecem hesitantes em concordar com uma rápida implementação do Consenso.
O líder militar indicou, recentemente, que consideraria a possibilidade de uma visita do enviado depois que a situação doméstica se estabilizasse.
- Vietnã e China iniciam construção de nova ferrovia - 20 de dezembro de 2025 7:16 am
- Declaração sobre armas nucleares gera reação no Japão - 20 de dezembro de 2025 7:11 am
- Governo de Tóquio alerta contra compra de etomidato - 20 de dezembro de 2025 4:11 am
















