UNESCO deverá listar prováveis sites arqueológicos no Japão
Um conjunto de sites arqueológicos no norte do Japão devem ser acrescentado à Lista do Patrimônio Cultural Mundial da UNESCO.
O grupo consiste de 17 sites, espalhados pelas quatro prefeituras de Hokkaido, Aomori, Iwate e Akita.
O Site Sannai Maruyama, na cidade de Aomori, apresenta moradias de fossa e edifícios apoiados em pilares. Também entre eles está o Oyu Stone Circles em Akita, onde pedras grandes e pequenas são dispostas em círculos para fins cerimoniais.
Autoridades do governo japonês dizem que esses assentamentos foram desenvolvidos por pessoas que viveram da caça, da coleta e da pesca.
Eles dizem que os locais fornecem um vislumbre do sustento das pessoas e da cultura espiritual no período Jomon, que existiu há mais de 10.000 anos.
Um órgão consultivo da UNESCO recomendou que os locais fossem listados, dando-lhes a mais alta classificação em sua escala de quatro níveis.
Espera-se que sua lista seja oficialmente completada em uma reunião do comitê da UNESCO em julho.
Outro conjunto de sites, que inclui florestas em ilhas remotas no sudoeste do Japão, já foi recomendado para a listagem como Patrimônio Natural Mundial.
Se ambos os grupos forem listados como esperado, deixará o Japão com 20 itens do patrimônio cultural listado, bem como cinco do patrimônio natural.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am