Tikhanovskaya apela para protestos globais no sábado (29)
A líder da oposição bielorussa Svetlana Tikhanovskaya apelou para protestos globais no sábado (29) contra o governo liderado pelo presidente Alexander Lukashenko.
Em uma mensagem em vídeo divulgada na quarta-feira (26), Tikhanovskaya exortou as pessoas em todo o mundo a se juntarem às manifestações para aumentar a pressão sobre o governo Lukashenko. Os líderes da oposição disseram que o regime de Lukashenko está se aproximando do isolamento como nunca antes.
O pedido de ação contra Lukashenko ocorre após a detenção do jornalista dissidente Roman Protasevich no domingo (23), após seu avião ter sido ordenado a pousar na capital bielorrussa de Minsk enquanto atravessava o espaço aéreo do país. Muitos países denunciaram a ação.
Observadores dizem que Tikhanovskaya quer recuperar o ímpeto dos protestos anti-governamentais que continuam desde o verão do ano passado.
Lukashenko está programado para visitar a Rússia na sexta-feira (28), para manter conversações com o Presidente Vladimir Putin. Espera-se que Lukashenko intensifique sua posição de confronto contra as nações ocidentais com o apoio de Moscou.
- Alerta de calor extremo atinge quase todo o Japão - 5 de agosto de 2025 11:51 am
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am