Protestos pedem a libertação do jornalista bielorrusso
Manifestantes saíram às ruas por toda a Europa neste sábado (29), exigindo a libertação de um jornalista crítico do governo do presidente bielorrusso Alexander Lukashenko.
Sua administração está enfrentando duras críticas da comunidade internacional por forçar um avião a pousar em Minsk e deter o jornalista bielorrusso Raman Pratasevich, que estava a bordo.
Os manifestantes realizaram protestos na Lituânia, Noruega e outros países europeus no sábado (29) em resposta a um apelo da líder da oposição bielorrussa Svetlana Tikhanovskaya, que está permanecendo fora de seu país.
Na Polônia, manifestantes se reuniram em uma praça em Varsóvia, pedindo mais liberdade na Bielorússia.
Enquanto isso, Lukashenko realizou um segundo dia de conversações com o presidente russo Vladimir Putin na cidade de Sochi, no sul da Rússia, no sábado.
A mídia estatal bielorrussa informa que os líderes concordaram em conceder um empréstimo à Bielorrússia e um aumento no número de vôos entre os dois países.
Belarus é uma antiga república soviética. Os analistas dizem que Lukashenko pode estar tentando demonstrar sua aliança com Putin, que também está em desacordo com os países ocidentais, numa tentativa de contrariar as crescentes críticas internacionais.
- Emerson Boy é atração do Sons do Brasil 536 na Rádio Shiga - 4 de agosto de 2025 12:07 pm
- Onda de calor perigosa persiste em várias regiões do Japão - 4 de agosto de 2025 11:42 am
- Navios chineses invadem novamente águas japonesas - 4 de agosto de 2025 11:36 am