Porta-aviões chinês realiza exercício
A marinha da China informa que um grupo de ataque liderado pelo porta-aviões Shandong realizou um exercício no Mar do Sul da China.
O porta-voz do Exército de Libertação Popular, Gao Xiucheng, fez o anúncio no domingo (2). Ele não disse exatamente quando o exercício foi realizado.
Gao disse que fazia parte de uma série regular de exercícios com base em um cronograma de trabalho anual. Ele disse que isso contribuirá para melhorar a capacidade da Marinha de salvaguardar a soberania da China.
Ele expressou a esperança de que o mundo exterior encarasse o exercício de forma objetiva e racional e que a Marinha continuará organizando exercícios semelhantes regularmente no futuro.
O exercício ocorre em meio a disputas territoriais com países vizinhos sobre ilhas no Mar do Sul da China.
A administração do Presidente dos EUA, Joe Biden, disse que considera as reivindicações territoriais da China como ilegais.
Tanto grupos de porta-aviões chineses como americanos estão, atualmente, implantados no Mar da China Meridional e nas águas adjacentes.
Em abril, a Marinha dos EUA divulgou fotos e vídeos de seu monitoramento do porta-aviões chinês Liaoning no Mar das Filipinas. Isto foi feito para manter as atividades marítimas da China sob controle.
Observadores dizem que o último exercício da China pode ser um esforço para desafiar o crescente envolvimento dos EUA em questões territoriais.
- Coreia do Sul agradece apoio do Japão após pouso de emergência - 1 de fevereiro de 2026 2:10 am
- Economia de Taiwan cresce 8,63% e atinge maior alta em 15 anos - 1 de fevereiro de 2026 2:01 am
- México alerta que tarifa dos EUA pode gerar crise em Cuba - 1 de fevereiro de 2026 1:54 am
















