Pelo menos três mortos em colisão de barcos ao largo de Hokkaido
Três pescadores japoneses morreram após uma colisão entre seu barco de pesca e um navio russo ao largo da costa de Hokkaido.
O barco japonês de 9,7 toneladas, Daihachi Hokkoumaru, colidiu com o barco russo de 662 toneladas, AMUR, no mar de Okhotsk. O incidente ocorreu cerca de 23 quilômetros a nordeste do porto de Mombetsu na quarta-feira (26), por volta das 6 da manhã, hora local. O barco de pesca capotou.
A Guarda Costeira do Japão disse que os cinco membros da tripulação do barco de pesca foram resgatados pela tripulação da AMUR. Mas três deles não tinham sinais vitais quando retornaram ao porto de Mombetsu, e foram declarados mortos mais tarde.
O engenheiro-chefe do Daihachi Hokkoumaru, de 64 anos, e tripulantes, de 37 e 39 anos, morreram.
Outro tripulante sofreu ferimentos leves. O capitão não ficou ferido.
Os sobreviventes, que estavam a bordo do barco de pesca, disseram a um funcionário da cooperativa de pesca local que estavam procurando caranguejos no mar, quando o navio russo bateu no lado de seu barco.
De acordo com o agente da AMUR, o navio deixou a província de Sakhalin, no extremo leste da Rússia, na terça-feira (25). Ele estava transportando caranguejos para Mombetsu.
A Guarda Costeira do Japão está interrogando a tripulação de ambos os navios para descobrir o que causou a colisão. No momento do acidente, o mar estava, alegadamente, calmo.
Um guarda fronteiriço russo em Sakhalin disse à NHK que o AMUR percorria a rota regularmente. Mas o oficial disse que os navios, aparentemente, colidiram por causa da baixa visibilidade devido ao nevoeiro. O oficial disse que os 23 membros da tripulação a bordo da AMUR não foram feridos.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am