Painel aprova o plano de declaração de estado de emergência em Okinawa
O painel de especialistas do governo japonês sobre o coronavírus chinês aprovou um plano para acrescentar Okinawa a uma lista de prefeituras onde o estado de emergência foi declarado.
Okinawa estará sob o estado de emergência de domingo (23) até 20 de junho.
O estado de emergência abrange, atualmente, nove prefeituras, incluindo Tóquio e Osaka.
O ministro encarregado da resposta ao coronavírus chinês, Nishimura Yasutoshi, disse numa reunião do painel nesta sexta-feira (21), que as infecções estão se espalhando pelo Japão e que o sistema de saúde está sobrecarregado em algumas áreas.
Ele disse que as pessoas devem usar o mais alto nível de cautela contra o vírus chinês. Ele acrescentou que uma variante do vírus chinês, inicialmente detectada na Índia, agora está sendo encontrada no Japão, é considerada altamente transmissível e pode neutralizar os efeitos das vacinas e da imunidade humana.
Okinawa está, atualmente, implementando medidas anti-vírus mais rigorosas, juntamente com outras nove prefeituras.
Nishimura observou que o número de novos casos e as taxas de ocupação de leitos hospitalares mostram que Okinawa precisa de contramedidas mais rígidas. Ele sugeriu pedir a restaurantes e bares para deixar de servir bebidas alcoólicas e pedir aos turistas que se abstenham de visitar a prefeitura.
O painel também aprovou outros planos explicados por Nishimura. Ele propôs que a Prefeitura de Ehime deveria levantar suas medidas mais rigorosas no sábado (22), já que a situação está melhorando. As medidas deveriam continuar até o final deste mês.
Nishimura disse que o governo não planeja declarar estado de emergência para a Província de Gifu, apesar de ter sido solicitado a fazê-lo. Gifu está atualmente sob medidas mais rigorosas.
O governo planeja informar a Dieta sobre seus planos e realizar uma sessão de perguntas e respostas na legislatura, mais tarde, nesta sexta-feira (21).
Ele espera aprovar os planos em uma reunião da força-tarefa que começará às 18 horas.
- Japão registra julho mais quente desde 1898 - 2 de agosto de 2025 6:15 am
- Ucrânia aprova lei que garante independência anticorrupção - 2 de agosto de 2025 5:14 am
- LATAM LA603 retorna a LAX (Los Angeles) após suspeita de falha técnica - 2 de agosto de 2025 4:59 am