OMS procura 10% de cada país do mundo vacinado até setembro
O líder da Organização Mundial da Saúde – OMS, convidou os países a cooperar com seus esforços para garantir a distribuição equitativa das vacinas contra o coronavírus chinês. A OMS visa, agora, que 10% da população de cada país seja vacinada até setembro.
O Diretor Geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, falou na assembléia anual da organização, que começou na segunda-feira (24), em formato de teleconferência. Todos os seus 194 membros participaram.
Tedros observou que mais de 75% de todas as vacinas foram administradas em apenas 10 países. Ele classificou isto de uma “desigualdade escandalosa”, e disse que está perpetuando a pandemia.
Tedros instou os países a fornecerem assistência à COVAX facility, uma estrutura criada para distribuir as vacinas de forma equitativa.
A assembléia durará até terça-feira (1º/06) da próxima semana. Os participantes discutirão tópicos incluindo pesquisas independentes sobre as medidas anti-infecciosas dos países.
Espera-se que eles adotem um plano para reforçar a preparação internacional contra novas doenças infecciosas.
Taiwan – que não é membro da OMS – tentou participar da assembléia como observador, com o apoio dos Estados Unidos e do Japão. Mas não foi permitido participar, devido a objeções da China.
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am
- Netanyahu intensificará ofensiva em Gaza - 5 de agosto de 2025 5:51 am