Japão se compromete a conceder ajuda adicional à Índia contra o coronavírus chinês
O Ministro das Relações Exteriores japonês, Motegi Toshimitsu, disse a seu homólogo indiano que Tóquio fornecerá até 50 milhões de dólares adicionais para ajudar o sistema médico indiano, que está sobrecarregado devido a um surto de casos de coronavírus chinês.
Motegi conversou online com o Ministro das Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, em Londres, nesta quarta-feira (5), à margem de uma reunião do G7. Jaishankar esteve presente à reunião de forma virtual, depois que dois delegados indianos apresentaram positivo para o coronavírus.
Motegi transmitiu suas condolências pela perda das muitas vidas devido ao coronavírus chinês na Índia e prometeu a concessão do auxílio, além de ventiladores e outros equipamentos médicos a serem dados à Índia.
Este recurso também será, provavelmente, utilizado para fornecer equipamentos médicos, incluindo concentradores de oxigênio, com base no pedido da Índia.
Motegi também expressou preocupação com a tentativa unilateral da China de mudar o “status quo” no Mar da China Oriental e em outros lugares. Ele disse que o Japão quer continuar trabalhando com a Índia para conseguir um “Indo-Pacífico Livre e Aberto”.
Jaishankar disse que quer fortalecer ainda mais os laços entre os dois países.
- Homem é preso no Japão por vender deepfakes sexuais - 17 de outubro de 2025 6:27 am
- Urso invade creche no norte do Japão, ninguém se fere - 17 de outubro de 2025 6:22 am
- Coreia do Sul envia força-tarefa contra golpes no Camboja - 17 de outubro de 2025 6:11 am