Japão procura impulsionar a cooperação no Indo-Pacífico
O Japão está procurando aprofundar a cooperação de defesa com os principais países europeus e se engajar em operações para aumentar a estabilidade na região Indo-Pacífico. Isto ocorre à medida que a China aumenta sua presença marítima.
O governo britânico anunciou no mês passado que o UK Carrier Strike Group, liderado pela HMS Queen Elizabeth, navegará para a região, incluindo o Japão.
O Ministro da Defesa japonês, Kishi Nobuo, saudou a iniciativa, dizendo que as relações Japão-Reino Unido entraram em uma nova fase.
Em uma reunião ministerial de Relações Exteriore e de Defesa em fevereiro, o Japão e a Grã-Bretanha confirmaram que aprofundariam a cooperação em matéria de segurança à luz da crescente presença marítima chinesa.
Ao grupo britânico se juntará um navio da Holanda. Navios franceses também visitarão o Japão em maio, enquanto a Alemanha enviará uma fragata em agosto. Os movimentos sinalizam uma aparente vontade dos países europeus de aumentar também seus compromissos regionais.
Tóquio está procurando impulsionar as relações de segurança com eles, realizando exercícios conjuntos com as Forças de Autodefesa, entre outras atividades, em uma tentativa de trazer estabilidade à região.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am