Japão preparado para estender o estado de emergência
O governo japonês aparenta estar pronto para estender as medidas de emergência do coronavírus chinês em Tóquio e outras 8 prefeituras por mais três semanas.
As declarações de emergência para essas áreas estão programadas para expirar na segunda-feira (31). As autoridades planejam estendê-la até 20 de junho, o dia em que a emergência de Okinawa deverá terminar.
O Primeiro Ministro, Suga Yoshihide, sugeriu que ele tomará uma decisão final na sexta-feira (28), após consultar um painel de especialistas.
A batalha de Tóquio contra o vírus chinês tem tido resultados lentos.
Enquanto novas infecções estão diminuindo, a média diária da última semana continua alta, em torno de 600.
Especialistas sugerem que mais de 80% foram infectados por uma cepa mais contagiosa encontrada pela primeira vez no Reino Unido. Ainda mais preocupante é um conjunto de infecções ligadas a uma variante que tem paralisado os hospitais na Índia. Devido a situações no exterior, os especialistas advertem que a cepa pode se tornar mais comum.
A governadora de Tóquio, Koike Yuriko, disse: “Ainda estamos no início do lançamento de nossa vacinação, portanto não temos outra escolha senão continuar a tomar medidas anti-vírus completas”.
Osaka também tem sido duramente atingida nos últimos meses. As autoridades da prefeitura dizem que esperam continuar insistindo para que bares e restaurantes não sirvam álcool, como parte dos esforços para controlar a propagação.
O governador de Osaka, Yoshimura Hirofumi, disse: “Sei que é difícil para esses estabelecimentos, mas muitas pessoas foram infectadas enquanto estavam bebendo”.
O governo central continua avançando com seu programa de vacinação, que tem sido o mais lento entre as nações do G7.
Cerca de 300 universidades em todo o país estão oferecendo seus campi como locais de vacinação.
Autoridades sanitárias de todo o Japão confirmaram mais de 4.100 novos casos de infecção nesta quinta-feira (27) e 111 mortes.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am